Feedback criativo

Como aperfeiçoar seu feedback criativo para melhorar os resultados

Imagine o seguinte: uma chef pede a um assistente para fazer um bolo para um evento no restaurante. O assistente faz vários bolos, mas nenhum parece bom o suficiente para a chef. E quando ele pergunta o que há de errado, a chef simplesmente diz: “Não gostei”.

E pergunta “Por que você usou ovos?” Na verdade, o motivo da chef não ter gostado de nenhum dos bolos foi porque ela esqueceu de dizer que era um bolo de casamento para um casal vegano. O que a chef poderia ter feito diferente para obter o resultado desejado (um delicioso bolo vegano?).

Múltipla escolha:

Para atingir os resultados que ela desejava, a chef deveria:

  1. Não aveitar clientes veganos
  2. Dar um feedback detalhado e construtivo ao assistente
  3. Contratar outro assistente

Resultado: Para obter o resultado desejado, a chef deveria ter dado um feedback detalhado e construtivo a seu assistente, explicando, ao passar a tarefa, seu objetivo (um bolo vegano delicioso) e os parâmetros (sem leite, sem ovos). Funciona assim para qualquer tipo de feedback criativo.

Como dar um feedback criativo construtivo?

Mas, e se você não for um chef ou a criação não for responsabilidade sua? Por que você precisa saber como dar um feedback criativo? É importante pois é provável que você se veja em situações onde precisará dar seu pitaco numa criação. Pode ser num texto ou gráfico para o folheto da nova furadeira ou até na arrumação da sua loja.

Dependendo do escopo do projeto e dos seus recursos, você pode contratar uma agência ou montar uma equipe interna. Para projetos pontuais – como criar um poster para sua festa de final do ano – você pode contratar um freelancer.

Em qualquer um dos casos, é importante que o processo de feedback aconteça tranquilamente para que você obtenha os melhores resultados. Feedback dados de maneira apropriada economizam dinheiro, mantém todos os envolvidos no projeto alinhados e levantam a moral da equipe.

Não importa se seu projeto é uma grande campanha ou o Cartão de Natal da empresa, o primeiro passo deve ser sempre o brief criativo. Pense nele como um guia que irá pautar você e seu time durante o processo de criação: nele são definidos os objetivos, cronograma, parâmetros e entregas – em outras palavras, todas as informações necessárias para seu time satisfazer suas expectativas.

O brief vale para todo mundo, inclusive você. Não dá para esperar bons resultados se você ficar mudando os parâmetros e objetivos. (“Eu sei que combinamos que seria uma campanha de outdoor em Salvador, mas agora tem que ser um anúncio de revista para publicar na Coréia”).

Isso significa que seu feedback deve estar de acordo com os objetivos definidos no brief. Claro que vocês podem concordar em mudar o curso do projeto durante o processo, mas o brief deve ser a base para o trabalho de ambos os lados.

Dica: Apresente e discuta o brief criativo pessoalmente. Discuti-lo com a equipe criativa lhe dá a oportunidade de responder perguntas, aparar arestas e garante que todo mundo esteja alinhado.

Como um feedback construtivo beneficia?

Uma vez que o brief foi passado e fechado, dê à equipe criativa tempo e espaço para trabalhar no conceito. No prazo combinado, assista à apresentação das ideias e se permita um tempo para assimilá-las e formular um feedback cuidadoso e construtivo. Quando for avaliar as ideias, responda primeiro no contexto geral e deixe os detalhes para o fim.

Seu feedback – e de seus colegas – deve ser sempre consolidado em um único ponto de vista documentado por escrito e aprovado pelos principais interessados dentro da sua empresa. Um documento de feedback unificado ajuda a resolver diferenças internas de opinião e evita que a equipe criativa receba direcionamentos diferentes.

No documento de feedback, é importante ser muito claro sobre o que funciona e o que não. isso dá à equipe criativa referência para seguir adiante. Você também pode usar este documento como base para avaliações posteriores. Num feedback construtivo, objetivo e opinião não se misturam. Não é sobre seu gosto pessoal, é sobre o que é melhor para a empresa.

Dizer “Não gostei”, não é produtivo. Um bom feedback traz razões concretas e justificativas, como por exemplo, “A cor está fora do nosso guia de identidade visual”, ou “Este texto está comportado demais para a voz da nossa marca”. Para compreender melhor como seu público poderá reagir ao trabalho apresentado, pergunte a ele. Você pode fazer uma pesquisa ou organizar um focus group antes de veicular sua criação.

O que fazer se a criação não for adequada ou não cumprir os objetivos?

Mas lembre-se: mesmo seguindo todas as regras, este ainda é um processo criativo. E a criatividade é algo que difere de pessoa para pessoa, por isso requer flexibilidade. O mais legal sobre a criatividade é que não existe certo e errado, o que acaba sendo também seu maior desafio, Por isso, mesmo que você tenha 100% de certeza sobre algo, mantenha-se aberto ao diálogo durante o processo.

Evite dar ordens a sua equipe criativa, ao invés disso, converse. Se você acha que as ideias não estão adequadas, pergunte ao time o porquê de suas escolhas e então ofereça seu ponto de vista como uma sugestão de caminho, não como uma resposta obrigatória. Não hesite em dar feedback negativos logo assim que perceber um problema. É bem melhor resolvê-lo logo que deixar a equipe seguir pelo caminho errado. Mas, e se mesmo com toda sua paciência no decorrer do processo a equipe criativa ainda não estiver acertando?

Bem, isso pode estar acontecendo por algumas razões. A equipe criativa pode não ter entendido o brief ou o feedback. Neste caso, repasse todo o material com eles e peça que digam o que entenderam. Outra razão par anão acertar, podem ser as diferenças criativas. Se os dois lados estiverem em um impasse, alguém mais sênior pode precisar assumir uma posição para resolver a situação e seguir adiante.

Uma terceira possibilidade é a equipe não estar à altura da tarefa. Se você perceber que a equipe criativa não está entregando o trabalho como você espera, é ok considerar trocá-la. Só lembre de lidar com esta situação isso de uma maneira profissional.

Com essas dicas você poderá implementar o marketing digital na sua empresa, fortalecer a sua marca e alcançar resultados cada vez melhor. Use estas estratégias e promova resultados extraordinários. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui…

Dica de leitura: Obrigado pelo feedback

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